sexta-feira, 23 de setembro de 2011

JACUÍ "UMA VILA NO INTERIOR DO MUNICÍPIO DE RESTINGA SÊCA"

ESTAÇÃO FÉRREA ATUALMENTE DESATIVADA, ABRIGO DE UM MORADOR DE RUA QUE CHAMA SEU PEDRO TOCO.

                                Localizada na Depressão Central a 40  Km da sede do município, a Vila Jacuí foi uma das primeiras localidades a se desenvolver no município.

            Está localizada entre três rios: Jacuí,  Vacacaí, Vacacaí-Mirim.
                                Em 1885 foi inaugurada a Estação Férrea de Jacuí, trajeto Porto Alegre a Uruguaiana, nessa localidade era depósito de lenha , carvão e água para abastecer as locomotivas  .
                            
Caixa d 'água (ainda existente)

As oficinas trouxeram para Jacuí o progresso, pois contava-se com água encanada, luz elétrica,posto de saúde, quadra de esporte ,cooperativas, armazéns, hotel, restaurante e a Igreja Católica Sagrada Família que continua até hoje.

Em 1948 as oficinas saem de Jacuí para outro município. Com a saída dos ferroviários , a população que permanece são agricultores e pecuaristas.



Em 1982 com vinte e um sócios foi fundado o CTG Aliança Gaúcha.
CTG Aliança Gaúcha

Rancho Criolo feito de papel pardo pelos alunos da 8º série para Semana Farroupilha.
Oficina de acolchoados confeccionados pelas mães de baixa renda.


A população desta vila nos dias de hoje é de setenta famílias e continua em funcionamento a Escola Marcelo Gama com cento e cinco alunos, onde tem quadra de esportes,rancho criolo oficinas para as famílias de baixa renda. 
Escola Marcelo Gama, é  a mais distante do município de Restinga Sêca, mas continua mantendo suas raízes .


3 comentários:

  1. Nelci, estou muito surpresa por ter encontrado estas imagens de Jacui, pois quando criança viajei muito para este distrito, com meus familiares, temos parentes até hoje no distrito, chama-se Dona Alice tia de minha mãe e Lenice sua filha, meu vô que também morava ai faleceu recentemente seu Levindo, fico muito feliz com as imagens pois tive uma infãcia maravilhosa quando visitava o distrito nas minhas férias, tomava banho no rio, nos açudes, lembro-me também que brincava com a filha de uma senhora que tem uma casa do lado da igreja, acho que o nome da senhora é Norma,a tia da minha mãe mora em uma rua em frente a igreja. Tenho essas imagens fresquinhas na memória, a caixa d'água, a estação,a igreja...muito bom!!!!

    at,

    Carla Borges

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, sai de Jacuí, em1975, direto para Curitiba,pr.,onde nao sai mais. Ainda vou voltar ao para matar saudades. Sou filho de dona Eva e João,morava em frente da escola e da delegacia, meu tio foi delegado em meados de 60, eeu outro tio foi barbeiro por muito tempo, assisti muito televusao e a copa de 70 na casa dos Heumut, e família Zanon. E muita história. Se alguém ler e lembrar deim sou o Pinga.

    ResponderExcluir
  3. Nasci em Jacuí RS procuro por o Chico filho do zeze que compro meu terreno

    ResponderExcluir